O segmento de produtos para cuidados com os carros movimenta mais de US$ 10 bilhões anualmente e deve crescer cerca de 3,6% ao ano até 2030

O mercado global de estética automotiva foi avaliado em US$ 10,2 bilhões pela consultoria Grand Review Research, com base em dados de 2021. O estudo projeta que, até 2023, o segmento vai crescer, em média, 3,6% anualmente.
No Brasil, o setor tem registrado alta de faturamento. Segundo um levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), as franquias de serviços automotivos fecharam o ano de 2022 com uma receita 5,1% superior à do ano anterior: esses negócios faturaram R$ 6,8 bilhões, em 2022, contra R$ 6,5 bilhões, em 2021.
De acordo com o Sebrae-SC, o Brasil tem mais de 91 mil empresas que atuam na área e que prestam serviços como lavagem, lubrificação e polimento de veículos automotores. A entidade destaca que os serviços de estética automotiva mais procurados pelos consumidores são:
• vitrificação da pintura do veículo;
• cristalização de vidros;
• polimento do farol;
• limpeza interna;
• limpeza de ar-condicionado;
• limpeza externa.
Entre os fatores que justificam o crescimento do mercado brasileiro está o aumento na venda de carros usados. A preocupação com a sustentabilidade é outra questão que influencia na busca pelos serviços de lavagem ecológica.
Fontes: Grand Review Research / ABF / Sebrae-SC