Setor registra crescimento expressivo e consolida posição no mercado nacional
O primeiro semestre de 2024
registrou um total de 79.304 veículos leves eletrificados vendidos no Brasil,
com 14.396 emplacamentos em junho deste ano, de acordo com a Associação
Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Esse total representa um aumento de 146%
em comparação com os 32.239 do primeiro semestre de 2023 e de 288% sobre os
20.427 do primeiro semestre de 2022.
Segundo a ABVE, a previsão é que
2024 termine com recorde nas vendas. A entidade estima que mais de 150 mil
veículos eletrificados serão vendidos até o fim deste ano, volume que
representa um crescimento de 60% sobre os 93.927 veículos comercializados de
2023.
Consolidação da eletromobilidade
BEV (100% elétricos): 39% das vendas (31.204 unidades)
PHEV (híbridos plug-in): 29,5% das vendas (23.296
unidades)
HEV (elétricos não plug-in a gasolina ou diesel): 9,3%
das vendas (7.394 unidades)
HEV Flex (etanol): 14% das vendas (10.987 unidades)
MHEV (micro-híbridos): 8% das vendas (6.423 unidades)
Destaque de junho de 2024
BEV: 5.190 unidades (36,1%)
PHEV: 5.047 unidades (35,1%)
HEV: 1.239 unidades (8,6%)
HEV Flex: 1.736 unidades (12,1%)
MHEV: 1.184 unidades (8,2%)
Boas e más notícias para a eletromobilidade
A sanção do Programa Mover pelo presidente Luiz Inácio Lula
da Silva foi uma notícia positiva, promovendo veículos de maior eficiência
energética e sustentabilidade ambiental. Entretanto, o aumento das alíquotas do
Imposto de Importação dos veículos eletrificados, que entrou em vigor em 1º de
julho, trouxe preocupações.
As novas alíquotas variam de 18% a
25%, com previsão de chegarem a 35% até julho de 2026. Além disso, a
indefinição sobre novas regras de segurança para prevenção de acidentes com
carros elétricos, lançada para consulta pública pelo Corpo de Bombeiros do
Estado de São Paulo, afetou o mercado de recarga elétrica em edifícios
residenciais e comerciais.
Riscos para o Setor
O presidente da ABVE, Ricardo
Bastos, destacou a importância de monitorar possíveis retrocessos na
descarbonização e eficiência energética. Ele mencionou a preocupação com a
antecipação das alíquotas do Imposto de Importação e a possível inclusão dos
veículos elétricos no Imposto Seletivo. Bastos ressaltou que os veículos
elétricos contribuem para a redução da poluição urbana e das emissões de gases
do efeito estufa, além de diminuir os níveis de ruído nas cidades brasileiras,
melhorando a qualidade de vida.
Fonte: ABVE