Fabricante chinesa adia início da fabricação em Iracemápolis (SP) para o último trimestre de 2024

A fabricante
chinesa GWM, após readequar seu portfólio de produtos a serem nacionalizados,
adiou o início da fabricação em Iracemápolis (SP) para o último trimestre de
2024, de acordo com informações exclusivas publicadas pelo Autoesporte. A
decisão de postergar a produção da caminhonete Poer e do Tank 500, um SUV de
sete lugares derivado da mesma plataforma, foi tomada para garantir a qualidade
e a adequação dos produtos ao mercado brasileiro. O primeiro produto a ser
montado será um SUV monobloco da linha Haval, construído a partir da plataforma
LMN e com motorização híbrida DHT.
Ainda não há
uma definição clara de qual modelo específico será produzido, mas é certo que
será um SUV da família Haval. O H6, já comercializado no Brasil, é um dos
candidatos, mas o H4, um SUV médio ainda inédito, também tem grandes chances de
ser o escolhido. A GWM está se esforçando para iniciar a fabricação de seus
produtos nacionais já com motorização híbrida flex. Tanto o H6 quanto o H4 usam
como base de seu conjunto motriz um motor 1.5 turbo de quatro cilindros e 16
válvulas com injeção direta e ciclo Miller, aliado a um ou dois motores
elétricos de tração.
A fábrica de
Iracemápolis (SP), comprada da Mercedes-Benz em 2021, terá capacidade para
produzir até 100 mil veículos por ano. A GWM espera gerar 2 mil empregos
diretos na região e planeja investir até R$ 10 bilhões em sua operação de
indústria no país. Além dos SUVs Haval, da picape Poer e do SUV Tank 500
nacionalizados, a GWM continuará trazendo veículos importados para o Brasil,
incluindo os elétricos da marca Ora, jipes híbridos da Tank e SUVs híbridos com
pegada mais luxuosa de outra marca sua vendida na China, a Wey.
Fonte: Autoesporte