Notícia

Honda e Nissan se unem na produção de carros elétricos

Parceria estratégica visa competir com a ascensão da China na transição energética

Exibir

As montadoras japonesas Honda e a Nissan, rivais no setor automotivo, anunciaram em março uma aliança estratégica para desenvolver tecnologias para carros elétricos, uma tática criada para competir com a China na corrida pela transição energética. A parceria deve envolver a produção de baterias, softwares e outras tecnologias para carros elétricos.

Durante a coletiva de imprensa para anunciar a parceria, o presidente da Honda, Toshihiro Mibe, alegou que as empresas que não se mantiverem em pé de igualdade com os novos players que surgem a todo momento no mercado não sobreviverão. 

Uma fusão entre as companhias foi 100% descartada sob a justificativa de que existem diferenças entre suas culturas corporativas. Os executivos afirmaram, entretanto, que as montadoras poderão decidir no futuro sobre uma joint venture e em quais regiões do mundo farão essa colaboração. 

Em 2022, 40% das vendas de veículos no Japão foram de híbridos, em comparação com apenas 1,7% de elétricos. Na China, que ultrapassou o Japão como o maior exportador de automóveis do mundo, as vendas de eletrificados somaram 20%.

Na corrida rumo a números mais competitivos, a Honda, segunda maior montadora do Japão, tem como meta vender apenas carros eletrificados até 2040 e alcançar neutralidade de carbono até 2050. Já a Nissan estabeleceu como objetivo se tornar neutra em carbono ao longo do ciclo de vida de seus produtos até 2050.

"Para acelerar ainda mais os esforços rumo à neutralidade de carbono e zero vítimas de trânsito, será essencial fortalecer as tecnologias ambientais e de eletrificação, assim como o desenvolvimento de software", afirmaram os representantes das duas montadoras em um comunicado conjunto.

Fonte: Época Negócios

08/05/2024

Avalie:

Comentários (0)

Enviar seu comentário