Dicas da fabricante facilitam o trabalho no momento de fazer a substituição da peça

A Nakata, fabricante de autopeças
líder no mercado de reposição e parceira da Rede PitStop Groupauto Brasil,
reuniu algumas orientações sobre as diferenças entre as peças mais vendidas no
nosso mercado, além de dicas de aplicação valiosas. Confira!
Diferenças entre os modelos
Existem vários tipos de
amortecedores, entre eles, estrutural, cartucho, semiestrutural e convencional,
variando de acordo com o projeto de cada veículo.
Do ponto de vista da tecnologia, temos também os
amortecedores pressurizados e os amortecedores com stop hidráulico. Os
pressurizados utilizam gás nitrogênio para pressurizar o óleo, proporcionando
estabilidade na condução do veículo. Já as peças com stop hidráulico foram
desenvolvidas para eliminar as batidas de final de curso da suspensão aberta,
aumentando ainda mais o conforto de quem dirige.
Dicas de aplicação
O cuidado durante a instalação é
fundamental, independentemente do modelo utilizado. É importante manusear
válvulas, pistão e anéis, entre outras peças internas do amortecedor, com
cuidado, para que não sofram batidas ou caiam no chão.
Na substituição dos amortecedores
é crucial realizar o escorvamento, ou seja, movimentar a haste para cima e para
baixo até encher o tubo interno com fluido. Após o escorvamento, o amortecedor
não pode ficar deitado, pois todo esse trabalho será perdido, devendo ser logo
aplicado no carro.
Outra orientação é verificar bem o código da peça antes da
instalação, pois pode haver mais de uma referência para o mesmo veículo com a
mesma motorização. Isso acontece quando a montadora altera o projeto de um ano
para outro, por exemplo.
Além disso, é importante se
atentar ao código gravado na peça. Acima do código aparece sempre a data da
homologação da certificação do INMETRO, que foi em 2014 e dura dez anos. É
preciso estar atento para não confundir com a data de fabricação da peça que
está abaixo do código.
Fonte: Nakata