NGK alerta motoristas sobre como o frio pode ser perigoso para os carros
A especialista em ignição NGK,
parceira da Rede PitStop Groupauto Brasil, orienta sobre os cuidados essenciais
para evitar problemas em dias frios. Com a queda das temperaturas, alguns
carros podem apresentar dificuldades na partida e outros problemas. Isso ocorre
porque o frio impacta o funcionamento do motor, principalmente em veículos com
combustão do ciclo Otto (gasolina, etanol e flex).
Principais problemas causados
pelo frio
Dificuldade na partida: a
baixa temperatura dificulta a vaporização do combustível, essencial para a
ignição.
Encharcamento das velas: o
excesso de combustível não vaporizado pode molhar as velas, prejudicando seu
funcionamento.
Contaminação do óleo:
partidas frequentes a frio aumentam a contaminação do óleo com combustível não
queimado, que passa pelo espaço entre os anéis e o pistão.
Danos aos sensores de oxigênio:
o choque térmico pode danificar os sensores, com o combustível não queimado
ingressando nas partes internas do sensor aquecido, favorecendo a quebra.
Estresse na bateria e no motor
de partida: a maior força exigida para dar partida no motor pode
sobrecarregar esses componentes.
Cuidados para proteger seu
carro no inverno
Bateria: mantenha a bateria
em boas condições, pois o frio reduz sua capacidade de carga.
Cabos e bobinas de ignição:
verifique o estado dos cabos e bobinas para garantir o bom funcionamento do
sistema de ignição.
Óleo lubrificante: utilize
o óleo lubrificante recomendado pelo fabricante e verifique o nível
regularmente.
Hiromori Mori, consultor de
Assistência Técnica da Niterra, aconselha o uso de velas de ignição especiais,
como as G-Power (platina) e Iridium IX (irídio), que facilitam a centelha e
melhoram a partida do motor. A NGK também oferece cabos de ignição e bobinas
para o sistema de ignição e ainda disponibiliza sensores de oxigênio (sondas
lambdas) que otimizam o ajuste e a identificação do combustível.
Fonte: NGK